Foto: Assessoria de Imprensa OAB/MT
A Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso superou as expectativas em público nos três anos da atual gestão com aproximadamente 11 mil participações em palestras, cursos, pós-graduações e eventos. Esse fato coloca a ESA/MT em quarta colocação entre as escolas de todo o país proporcionalmente ao número de advogados inscritos. Os dados foram divulgados em relatório da Escola Nacional de Advocacia. Foram alcançados 10.993 alunos, sendo que ao todo estão inscritos 10.431 advogados no Estado.
O presidente da ESA/MT e secretário-geral adjunto da OAB/MT eleito, Ulisses Rabaneda dos Santos, comemorou a notícia e ressaltou a satisfação em demonstrar o cumprimento do que fora planejado no início de 2010. “Quando lançamos o primeiro Ciclo de Palestras, anunciamos a nossa intenção de fazer da ESA/MT e da OAB/MT um local de formação permanente apresentando toda semana eventos em prol do conhecimento”, destacou. |
|
|
O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, parabenizou toda a equipe da Escola Superior de Advocacia e reafirmou a importância da unidade para o sucesso das suas ações. “Tinha a certeza da competência e da união de todos para realizar o que planejamos no início de 2010. Hoje se colhem os frutos de um trabalho árduo, voluntário e incansável”, consignou.
|
O presidente eleito para o triênio 2013-2015 da Seccional, Maurício Aude, completou destacando que “os projetos para a próxima gestão serão no sentido de ampliar essa atuação, alcançando um número maior ainda de advogados. Vamos melhorar a estrutura da ESA/MT e com a nova diretoria vamos realizar o antigo sonho de oferecer o curso de mestrado aos profissionais do Direito. Contamos com a colaboração e o trabalho de todos para mais esse avanço”. |
|
Formações
Foram três ciclos que ofereceram palestras nas áreas de Direito Penal, Civil, de Meio Ambiente, Previdenciário, Agroambiental, Tributário, de Defesa da Mulher, do Consumidor, da Criança e do Adolescente, entre outros. As aulas forma ministradas em Cuiabá e também em Subseções do interior do Estado.
Juristas convidados e parceiros das Comissões Temáticas da OAB/MT abordaram assuntos relevantes, polêmicos e em discussão na doutrina e jurisprudência, como o novo Código Florestal, as reformas do CPP e do CPC, atualizações sobre recursos extraordinário e especial no STF, lei de licitações, arbitragem, pirataria na Copa 2014, e muitos outros, proporcionando amplo espaço para debates e elucidações.
As parcerias com instituições para oferecer cursos de especialização também foram destacadas pelo presidente da ESA/MT. “Em Cuiabá, iniciamos pós-graduações em várias áreas, porém, chamamos a atenção para o fato de termos levado esses cursos para as subseções do interior do Estado com uma novidade: os próprios advogados atuantes nas respectivas regiões puderam apontar as maiores necessidades. A Subseção de Juína sediou a primeira pós-graduação aos advogados e posteriormente instalou a segunda, seguida de Juara. Outras subseções estão em processo de instalação, tais como Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Juara e Barra do Garças”, apontou Ulisses Rabaneda.
Outra novidade iniciada com a coordenação da Comissão do Jovem Advogado da OAB/MT, presidida pelo advogado Bruno Oliveira Castro, foi a Semana de Formação do Advogado realizada inicialmente na sede da Seccional, porém, foi ampliada para as faculdades com grande número de público. O projeto Atualizando, também coordenado pela Cojad, ofereceu aulas em áreas específicas do Direito voltadas especialmente aos profissionais em início de carreira.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt