Atendendo as solicitações da OAB/MT, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, desembargador Tarcísio Régis Valente, designará dois servidores para atuar imediatamente junto à Vara de Trabalho de Várzea Grande para melhorar os atendimentos aos advogados.
Este foi um dos assuntos tratados em reunião nesta sexta-feira (27 de janeiro) na Presidência do Tribunal Trabalhista com o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, o secretário-geral Daniel Paulo Maia Teixeira, a presidente da Comissão de Trabalho Cláudia Aquino Oliveira e o presidente da Subseção da OAB de Várzea Grande Sílvio Fernandes.
O presidente da Subseção de Várzea Grande explicou ao magistrado que esteve, durante toda a semana, juntamente com a vice-presidente da Subseção Flávia Moretti, ouvindo os advogados que procuraram a vara no retorno das atividades. Sílvio Fernandes observou que faltavam servidores para atender o grande número de pessoas, apesar de toda a boa vontade deles. “Muitos advogados contaram que ficavam até 40 minutos na fila para serem atendidos e não há espaço para todos”, relatou.
Outra questão foi quanto à dificuldade em localizar os processos, gerando preocupação dos advogados quanto ao cumprimento de prazos e outros. A presidente da Comissão do Trabalho da OAB/MT, Cláudia Aquino, também solicitou que o TRTMT destinasse mais cadeiras para que os profissionais pudessem aguardar sentados.
O desembargador Tarcísio Valente se comprometeu em designar imediatamente dois servidores para melhorar o atendimento, além de colocar mais lugares para os advogados e partes aguardarem acomodados. Ele explicou que em apenas dois dias foram distribuídos quase 200 processos em Várzea Grande esta semana.
“Pedimos a compreensão dos advogados e estamos empenhados em solucionar todos esses problemas. A unidade é nova e tivemos de treinar juízes e servidores para o PJe. Queremos trabalhar em prol da sociedade de mãos dadas com a OAB/MT, que é uma instituição forte, necessária e respeitável”, pontuou.
Cláudio Stábile abordou a importância das instituições atuarem conjuntamente na preparação dos advogados para o Processo Judicial Eletrônico. “Reiteramos nosso propósito de participar de todas as etapas por meio do nosso representante, secretário-geral Daniel Teixeira, que integra desde o início o Comitê Gestor Sistema do PJe. O mundo jurídico é muito conservador e sabemos que haverá resistências, mas precisamos vencer as barreiras”, destacou.
PJe - A Vara do Trabalho de Várzea Grande foi escolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho para atuar como projeto piloto do PJe por ser uma unidade recém criada. A inauguração do Processo Judicial Eletrônico será no próximo dia 8 de fevereiro, às 17 horas. O presidente do TRTMT, porém, explicou que o próprio ministro do TST, João Oreste Dalazen, se surpreendeu ao saber que tramitam mais de 6 mil processos no local.
O desembargador Tarcísio Valente informou que todos os cinco juízes diretores de Cuiabá atuarão em Várzea Grande quando da instalação do Processo Judicial Eletrônico. Eles trabalharão com os novos processos virtuais e também com o espólio de papel. “A partir de maio deste ano deverá ser iniciado o trabalho de implantação do PJe nas outras varas de Cuiabá e até o final estará em toda as varas”, finalizou.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt