|
A Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT participou do “III Encontro de Mulheres com Deficiência Visual” no último sábado (15 de março), promovido pela Associação Mato-grossense dos Cegos. A programação foi parte do Março Sempre Mulher em parceria também com a Escola Superior de Advocacia e a Caixa de Assistência dos Advogados. Estavam presentes a presidente da CDM, Juliana Nogueira, a secretária-geral, Elisângela Del Nery, as integrantes Alexandra Nogueira e Lucivani Pereira Raimondi e dezenas de pessoas.
|
A também integrante da Comissão, defensora pública Ruth Sandra abordou a violência contra as mulheres. Ela iniciou a abordagem com a música "Mulheres de Antenas", de Chico Buarque, para em seguida abordar os papéis culturalmente impostos na sociedade a mulheres e homens.
Em contrapartida, a defensora apresentou outra uma música para esclarecer como é utilizada a imagem da mulher com forte conotação sexual e abordando com certa “normalidade” a violência doméstica. Em seguida, ela explicou as formas de violência elencadas na Lei Maria da Penha, encerrando com as formas de empoderamento das mulheres para a superação da violência, como autonomia no que se refere à sexualidade, independência financeira, dentre outras.
|
|
A enfermeira Eva Reis, por sua vez, fez palestra sobre saúde da mulher abordando, em especial, o câncer de mama e de colo de útero. Foi também realizada uma apresentação cultural com a dupla Edson e João, deficientes visuais, que cantou em homenagem às mulheres.
Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt