PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 15ª SUBSEÇÃO DE PONTES E LACERDA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Presidente da Comissão do Idoso destaca novidades debatidas em evento

30/11/2011 16:50 | Conferência Nacional

 

     O presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB/MT, Isandir Rezende, foi um dos representantes do Estado na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, nos dias 23 a 25 de novembro, em Brasília (DF). O advogado observou que os problemas são praticamente os mesmos em todos os estados e as propostas de Mato Grosso estão em sintonia com as apresentadas no evento. img
 

     A Conferência Nacional foi coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), cujo tema foi “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”. Algumas ideias inovadoras chamaram a atenção do presidente da Comissão de Direitos do Idoso da OAB/MT como o exemplo de São Paulo onde existem as denominadas “repúblicas de idosos”. É um modelo de moradia em que um grupo de idosos divide a mesma casa, que é administrada por eles, sem a intervenção de terceiros, com independência e liberdade. “Essa é uma solução para aqueles que moram sozinhos, são ativos, têm casa própria, mas sentem solidão”, observou.


img      Também foram debatidas questões como os empréstimos consignados e a ampliação de centros de convivência. Para buscar apoio junto ao Poder Legislativo, os representantes de Mato Grosso aproveitaram a oportunidade para se reunir com os deputados federais pelo Estado Wellington Fagundes e Carlos Bezerra. Conforme Isandir Rezende é necessário que haja destinação de mais recursos para que se construam novos centros e que estes sejam administrados pelos próprios idosos, como já ocorre em alguns estados brasileiros. 
     
Conferência Estadual – A III Conferência Estadual da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro, em Cuiabá, onde foram escolhidos os dez delegados para o encontro nacional. A organização desse evento foi da Comissão de Direitos do Idoso da OAB/MT com o apoio do Sindicato estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso. 
 
     Isandir Rezende relatou que a conferência estadual teve palestras que abordaram diversos temas e discussões em torno de 5 eixos dos quais surgiram as primeiras propostas. O Eixo I tratou do envelhecimento e políticas de Estado; o Eixo II abordou a pessoa idosa como protagonista da conquista de seus direitos; o Eixo III, debateu o fortalecimento dos conselhos; o IV, sobre diretrizes orçamentárias e o Eixo V, sobre a criação de conselhos municipais. 
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt

WhatsApp