Na manhã desta terça-feira (9 de abril) as diretorias da OAB/MT, ESA/MT e da Associação dos Magistrados Mato-grossenses se reuniram para reafirmar o trabalho em conjunto já iniciado na gestão passada e propor novas parcerias para oferecer cursos e palestras em prol do conhecimento e aprimoramento de advogados e magistrados.
A reunião ocorreu na sede da AMAM entre o presidente da Seccional, Maurício Aude; a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; o secretário-geral adjunto, Ulisses Rabaneda dos Santos; e o presidente da Escola Superior da Advocacia, Bruno Oliveira Castro; e o presidente da Associação, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha; e os diretores desembargador Marcos Machado, e juízes Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Gilberto Giraldelli e Amini Haddad Campos. |
|
Maurício Aude ressaltou a intenção da OAB/MT manter a Comissão Mista formalizada em 2011 com a AMAM para promover o diálogo entre advogados e magistrados, em especial na resolução de conflitos que envolvessem prerrogativas profissionais. “Tivemos fatos que geraram resultados apenas com algumas ligações. Assim colocamos à disposição o nosso espaço e também o corpo técnico da ESA para ministrar os cursos”, observou.
Bruno Castro se comprometeu em enviar uma relação de advogados professores com titulações e amplo conhecimento em diversas áreas que podem compor os cursos e ressaltou que a Escola está em fase de estruturação para oferecer especializações e mestrado aos profissionais do Direito.
Ulisses Rabaneda expôs entre as iniciativas que já foram realizadas de forma produtiva o curso sobre Recurso Especial e Recurso Extraordinário. “Tivemos duas edições, ano passado e este ano, em parceria com a Amam e o Tribunal de Justiça, ministrado por uma servidora da vice-presidência que foi um sucesso e agora será levado ao interior. Em Tangará da Serra já está confirmado para maio. Assim queremos propor a extensão dessas parcerias por meio das Escolas da Advocacia e da Magistratura também oferecendo nossos profissionais para ministrar aulas”, destacou.
A OAB/MT também ministrou palestra durante o curso preparatório para os novos juízes concursados sobre prerrogativas da advocacia. E por outro lado, magistrados fizeram exposições na Seccional em cursos de formação dos novos advogados e estagiários.
O desembargador Marcos Machado sublinhou que entre as metas da AMAM para este ano, por meio da sua Escola, é promover cursos modulares utilizando a mão de obra local. “Queremos valorizar os profissionais de Cuiabá, magistrados e advogados, que não deixam nada a desejar para os que vêm de fora. Temos um excelente corpo técnico e queremos, com certeza, somar com a OAB/MT e a ESA/MT.
Para o desembargador Carlos Alberto já é possível perceber a mudança de cultura entre advogados e magistrados no sentido do respeito às prerrogativas. Ele acredita que essa parceria promoverá maior aproximação e crescimento, já que alguns temas e divergências doutrinárias que não podem ser debatidas dentro do processo podem ser levadas ao mundo acadêmico e gerar mudanças.
O grupo se comprometeu em debater os termos da parceria e promover reuniões constantes para planejar as ações. Ainda em abril a diretoria da AMAM visitará a ESA/MT para conhecer a estrutura oferecida.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt