Nesta quinta-feira (14 de março), o TRT/MT implantou o processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) na Vara do Trabalho do município de Pontes e Lacerda e também na Vara de Mirassol D’Oeste. A presidente da OAB de Pontes e Lacerda, Janete Garcia de Oliveira elogiou a iniciativa. O advogado Israel Moreira de Almeida ajuizou o primeiro processo via PJe-JT na unidade e no mesmo instante o sistema de tramitação eletrônica acusou o protocolo da primeira ação e fez a sua distribuição automática.
|
Para Janete Garcia, a justiça não pode mais se abarrotar no meio de papéis, deixando de atender a sociedade a contento. “Em nome da OAB/MT e de todos os advogados da região, agradeço a este avanço tecnológico porque não se concebe mais a morosidade na justiça num mundo globalizado como o nosso”, defendeu.
|
|
O presidente da OAB de Mirassol D’Oeste, Gustavo Tostes Cardoso, destacou que marcou a chegada do sistema ao seu município, o atendimento e suporte dados pelo TRT/MT e pela Vara aos advogados da região diante do novo modelo de trabalho trazido pela implantação do PJe-JT. Segundo o advogado, o ramo trabalhista do judiciário merece destaque não só pela celeridade, mas também pela eficiência com que atua. |
“Em nome dos advogados, agradeço o carinho e respeito dados à classe. Com essas atitudes, nos sentimos valorizados e até mesmo mais importantes”, afirmou o presidente. “Somos um braço importante da justiça e quando vemos nossos anseios sendo bem cuidados pelo judiciário, nos sentimos engrandecido”, salientou.
Em seus discursos nas solenidades de implantação, o presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Tarcísio Valente, destacou que o PJe-JT é muito mais do que a mera digitalização de processos. Conforme pontuou, o novo modelo de tramitação eletrônica representa a automação do processo, no qual os recursos trazidos pela tecnologia da computação são utilizados em sua essência e em melhor forma.
“O PJe-JT é muito mais do que um simples sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais, uma vez que o uso racional e eficiente da tecnologia em prol de uma justiça do trabalho mais célere e acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a importante temática da preservação ambiental não é apenas uma possibilidade, mas um dever que se impõe a todos nós”, afirmou.
|
A juíza Isabela Haddad Flaitt, em atuação na Vara Trabalhista de Mirassol D’Oeste, lembrou que a implantação do Processo Judicial Eletrônico traz inúmeros benefícios que tornarão a Justiça do Trabalho no município ainda mais ágil e eficiente, com destaque para “a diminuição no tempo de tramitação de processos, uma vez que várias etapas burocráticas passarão a ser automatizadas”.
Já a magistrada Bianca Doricci, em atuação na unidade de Pontes e Lacerda, citou os benefícios ambientais trazidos pela chegada do sistema, marcado, principalmente, pela redução no consumo de papel. Ela lembrou que, apesar de causar receio, é preciso a colaboração de todos para o pleno funcionamento do sistema. “Tenho certeza que com pouco tempo de uso poderá ser sentida a praticidade trazida pelo PJe”, defendeu.
|
Registro - O primeiro processo via PJe em Pontes e Lacerda foi protocolado às 11h19. Em Mirassol D’Oeste, a ação foi ajuizada às 15h24, sendo protocolizada pela advogada Regina Célia Sabione.
Também estiveram presentes na solenidade de Pontes e Lacerda o promotor de justiça Augusto Lopes Santos e o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Paulo Roberto Araújo, no ato representando o executivo local. Em Mirassol D’Oeste, compareceu também à cerimônia o prefeito Elias Leal, além de outras autoridades.
Fotos: Zequias Nobre - TRT/MT
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt