A honra em receber representantes de diversos órgãos e segmentos que têm a finalidade de lutar pelos direitos da mulher foi destacada pela vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino de Oliveira, na solenidade de lançamento do “Março Sempre Mulher” nesta sexta-feira (1º de março) na sede da OAB/MT.
|
|
“Somos uma instituição democrática e temos muitas mulheres que compõem nossos órgãos. Ficamos felizes em sediar esse evento e ver presentes tantos de representantes de instituições”, ressaltou. |
|
Compuseram a mesa de honra, além de Cláudia Aquino, a secretária de Estado de Trabalho e Cidadania, Roseli Barbosa; a presidente da Comissão de Direitos da Mulher da OAB/MT, Ana Lúcia Ricarte; a presidente da Subseção da OAB de Várzea Grande, Flávia Moretti; a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados, Ana Carolina Barchet; as juízas Amini Haddad Campos e Ana Cristina Mendes; a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues Costa; a defensora pública, Tânia Matos; a gestora de Políticas para Mulheres, Ana Emília Sotero; a presidente da BPW Cuiabá, Mariza Bazo; e a representante da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Tânia Arantes. Também prestigiaram o evento representantes de associações de bairros de Cuiabá e do interior do Estado.
Ana Lúcia Ricarte expôs brevemente acerca da estrutura da OAB/MT com suas Comissões Temáticas e convidou a todos a participarem no dia 8 de março, às 8h30 da programação relativa ao Dia Internacional da Mulher na Seccional e das palestras e eventos que se seguem no decorrer do mês. Nesta data, em especial, serão homenageadas mulheres, profissionais de várias áreas com a estátua “As Advogadas Guerreiras”, oferecida pelo presidente da Comissão de Estudos Tributários e Defesa do Contribuinte, Darius Canavarros.
|
“Todo trabalho social que a mulher realiza deve ser homenageado, colocado como exemplo”, destacou Ana Lúcia Ricarte. A advogada destacou ainda o mini curso de Coaching que será ministrado dia 13, às 19h, com Sônia Regina Guimarães, que dará importantes orientações sobre como aumentar a performance profissional para obter sucesso na carreira. A inscrição é uma lata de leite em pó. Toda a programação de eventos está divulgada no site da OAB/MT e em panfletos distribuídos nas salas dos advogados dos diversos órgãos públicos.
|
A secretária de Estado Roseli Barbosa observou que a OAB/MT sempre esteve presente como parceria e atuante nos eventos voltados para a valorização da mulher, entre outras lutas. Lamentou recente pesquisa que constatou o aumento no número de casos de violência doméstica.
“Não sabemos que foram as denúncias que aumentaram ou o número de casos. Talvez seja ambos, mas devemos comemorar avanços e continuar a nossa luta. Temos diversos projetos em conjunto com a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e outros parceiros, como o “Lá em casa quem manda é o respeito” e “Promotores legais populares”, que será lançado este mês. Convido-os a participar e integrar conosco essa luta”, finalizou.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt