A secretária adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Fabiana Curi, representará a instituição na Marcha Contra a Corrupção e a Impunidade, em Brasília, no próximo dia 12 de outubro (quarta-feira). O evento é organizado pela OAB Nacional e entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE).
A principal bandeira do movimento é a defesa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e sua manutenção como órgão competente para examinar processos e punir magistrados que desonram a toga. O poder de afastar e punir juízes pelo CNJ vem sendo ameaçado pela Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4638, ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), buscando manter tal competência apenas às Corregedorias dos Tribunais.
A Marcha Contra a Corrupção e a Impunidade terá início às 10h, saindo do Museu Nacional rumo à Praça dos Três Poderes. O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, convidou os 27 dirigentes da OAB em todo o país e os conselheiros federais a integrar o movimento.
A Marcha será apartidária e dará continuidade à que foi realizada no feriado de 7 de setembro e reuniu 30 mil pessoas na Esplanada. Outras bandeiras que serão defendidas são o apoio ao voto aberto e à declaração de constitucionalidade da Lei Complementar 35/10, mais conhecida como "Lei da Ficha Limpa".
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
imprensaoabmt@gmail.com
www.twitter.com/oabmt