
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou, nesta terça-feira (19), em Brasília, de uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, para tratar sobre o Marco Temporal e a demarcação de terras indígenas. Ele é relator de ações relativas ao tema e abriu processo de conciliação, garantindo a escuta das partes envolvidas na questão.
“Diante da insegurança jurídica que a atual situação vem acarretando, o diálogo com o ministro foi muito importante. Além de falar sobre o tema, tivemos a oportunidade de apresentar sugestões visando diminuir os conflitos fundiários em nosso Estado”, explicou a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

Entre as preocupações apresentadas ao ministro Gilmar Mendes, a comitiva mato-grossense destacou a necessidade de se avaliar os impactos das demarcações. Além disso, foi pontuada a preocupação com os povos originários que, além das terras, precisam de mais estrutura e assistência.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, estava acompanhada do conselheiro federal Edmar Rodrigues e da presidente da 22ª Subseção de Primavera do Leste, Ethiene Brandão. O encontro reuniu, além da OAB-MT, representantes do setor produtivo, como a Aprosoja e o Sindicato Rural de Primavera do Leste, dos municípios, por meio da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), e parlamentares das bancadas estadual e federal.

“A advocacia tem buscado contribuir para o debate democrático, em defesa da pacificação e do equilíbrio social, cumprindo sua missão de voz da sociedade e zelando pelos interesses de toda a cidadania”, ressaltou Gisela Cardoso.
--
Keka Werneck e Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso