A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, comemorou, ao lado do presidente da Comissão do Advogado Público, Luiz Antônio Araújo Júnior, a realização do I Simpósio da Advocacia Pública de Mato Grosso, realizado pela OAB-MT, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT) e da Comissão do Advogado Público, quinta-feira (19) e sexta-feira (20), no Auditório da Seccional, em Cuiabá.
“A capacitação é aquilo que nos diferencia no mercado de trabalho e garante o crescimento nas carreiras. A OAB-MT tem realizado eventos jurídicos de altíssimo nível e não poderíamos deixar de contemplar a advocacia pública. Esse Simpósio trouxe importantes temas que vão refletir no dia-a-dia do trabalho dos servidores públicos que trabalham na área do Direito e esse é o nosso objetivo, oferecer qualificação que faça a diferença de fato para a advocacia, na prática diária”, ressaltou Gisela.
O Simpósio reuniu advogados e servidores públicos dos órgãos municipais, estaduais e federais de Mato Grosso para painéis com especialistas em temas como Lei Geral de Proteção de Dados no Poder Público, Governança Pública, Reforma Tributária, Licitação e Contratos, entre outros.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, fez a palestra de abertura do Simpósio e falou sobre “Os Rumos Da Governança Pública No Brasil”. Destacou que integridade, transparência e governança são pilares fundamentais para o fortalecimento das instituições. "O advogado é líder e como líder tem que tomar a iniciativa, precisa assumir a responsabilidade de liderança, onde quer que esteja desempenhando a sua função”.
Durante o evento, o Procurador Geral do Estado, Francisco de Assis Lopes, afirmou que para a advocacia pública é muito importante mostrar para a sociedade mato-grossense o papel do advogado público. “Somos servidores do Estado e esse tema é necessário". O advogado da Advocacia Geral da União (AGU) em Mato Grosso, Amaury Reis Fernandes Filho, lembrou também que além de ser um momento de capacitação o Simpósio colabora com a integração entre a advocacia pública e a privada. “A OAB-MT é a casa de todos os advogados, tanto privados como públicos, devemos estar aqui”.
"Esse evento encerra um ciclo que iniciou há quase três anos quando recebemos a missão de oferecer qualificação para todas as áreas da advocacia. Faltava a advocacia pública, agora chegamos também a essa área que não estava sendo contemplada até agora", comemorou o secretário-adjunto da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), Bruno Casagrande.
Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, participaram do Simpósio o diretor-tesoureiro, Helmut Daltro; o secretário-adjunto da ESA/MT, Bruno Casagrande; presidente da Comissão do Advogado Público, Luiz Antônio Araújo Júnior; ministro do TCU, Augusto Nardes; a presidente da Comissão de Direito Administrativo, Juliana Zafino; a presidente da Comissão de Compliance do CFOAB, Luciana Serafim; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), Aloísio Rodrigues da Silva; o auditor do Estado, Renan Zattar, representando da Controladoria Geral do Estado (CGE); o Procurador Geral do Estado, Francisco de Assis Lopes; o procurador do Estado e Conselheiro Estadual da OAB-MT, Claudio José de Assis Filho; o procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Bruno Cardoso; o advogado da AGU, Amaury Reis Fernandes Filho; diretores e membros de diversas Comissões Temáticas, Subseções, ESA/MT, Caixa de Assistência e demais Órgãos do Sistema OAB, conselheiras e conselheiros estaduais, bem como outros representantes da advocacia pública e privada em geral.
--
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso