“Nós acreditamos que o melhor caminho para o desenvolvimento humano é o conhecimento, é a educação. A leitura, com toda certeza, ajuda a reinserir a pessoa na sociedade, é importante para a ressocialização”, defendeu Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante a solenidade de entrega de livros do Projeto Leitura que Transforma, quinta-feira (31/08), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O projeto de iniciativa do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT), supervisionado pelo desembargador Orlando de Almeida Perri, fez a entrega dos livros para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a fim de que eles sejam distribuídos em todas as unidades do sistema socioeducativo e unidades prisionais do estado, garantindo ações que promovam a leitura.
O Leitura que Transforma arrecadou mais 8 mil e 500 livros, sendo 2.237 arrecadados através da OAB-MT. “Contamos com a colaboração das nossas 66 comissões temáticas, quase 3 mil advogados mobilizados”, informou Gisela Cardoso.
O presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal, Leonardo Bernazzolli, que também participou da solenidade disse que a doação representa uma política eficiente de ressocialização. “Os livros direcionados, hoje, para os chamados menores infratores, inseridos no sistema socioeducativo, dão a oportunidade para que eles ocupem a cabeça com um conteúdo positivo e pensem em outras coisas deixando de lado o mundo do crime”, destacou.
De acordo com o secretário de segurança pública, Coronel PM César Roveri, apesar do fim da campanha, novas doações podem ser entregues em qualquer data diretamente nas unidades penitenciárias.
Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o diretor-tesoureiro, Helmut Daltro, prestigiou a solenidade.
--
Judite Rosa
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso