A Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da 19ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Canarana, foi convidada a realizar uma palestra na Escola Estadual Paulo Freire sobre importunação sexual. A presidente da comissão, Beatriz Bensi, se fez presente, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio.
“Foi muito importante estar ali na escola, tanto para mim como profissional, quanto para todos que participaram. Uma experiência única, uma troca, em que a Cojad levou informações e os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre o tema complexo e sensível que é a importunação social”, avalia Beatriz Bensi. “Repassamos orientações sobre os crimes e como denunciá-los. A conversa foi interativa e houve ampla participação.”
Na palestra, a advogada explicou o motivo de existir essa data, que marca o caso da menina capixaba Araceli Cabrera Sanches Crespo. Aos 8 anos de idade, ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família. Isso aconteceu em 1973. O crime é emblemático e até hoje está impune. A referida data foi instituída em 2000 pelo Projeto de Lei 9.970/00
A Cojad foi convidada pela professora Maria Amália Romeiro Martins, que coordena a matéria Projeto de Vida.
Na semana do 18 de Maio, foram registradas mobilizações contra a violência sexual em todo o país. “O objetivo é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. E a Cojad de Canarana deu sua contribuição”, finaliza Beatriz Bensi.
--