A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT) e da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis / MT), firmaram um Termo de Cooperação Técnica para fomento da capacitação e atualização profissional de advogados e magistrados.
O anúncio foi feito na última terça-feira (24) durante o 1º Encontro Estadual de Presidentes de Comissões da Seccional, que contou com a participação do diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Marco Machado. Ele destacou que, além de oferecer capacitação a cooperação pretende estimular, por meio de aperfeiçoamento técnico e construção coletiva, uma mudança de cultura que vise a melhoria da prestação jurisdicional.
“É um marco para o Poder Judiciário. Em 36 anos de existência da Esmagis, é a primeira vez que firmamos esse tipo de parceria entre as instituições. Agradeço a gestão da OAB pela disposição em trabalhar juntos e reforço que a Esmagis está aberta e à disposição da advocacia. Nosso objetivo é melhorar a nossa compreensão, linguagem e técnica jurídica por meio da qualificação dos atores envolvidos. Tenho certeza de que, unidos, vamos entregar ações de excelência”, explicou o desembargador.
O presidente da ESA-MT, Giovane Santin, explicou que a cooperação com a escola da magistratura prevê, não só o compartilhamento de atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional, “mas também o desenvolvimento de projetos e programas de pesquisa em parceria e a disponibilização de vagas e acesso a eventos e cursos entre as instituições, para promover capacitação a partir de uma perspectiva interdisciplinar”.
Segundo a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, essa aproximação entre as escolas é importantíssima para promover o debate e a construção de conhecimento entre os diversos atores do Sistema de Justiça. “É um momento muito especial para a advocacia mato-grossense e para o Poder Judiciário. Vamos, a partir desse termo inédito, estreitar as relações entre a advocacia e a magistratura e promover, cada vez mais, oportunidades de aperfeiçoamento profissional para os operadores do Direito o que significa, consequentemente, entregar à sociedade uma prestação jurisdicional cada vez mais segura e qualificada”, concluiu Gisela Cardoso.
--
Mel Mendes
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 99610-6413