Foi um domingo diferente tanto para as idosas do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, quanto para advogados e advogadas que, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), participaram da entrega de doações da campanha Dia das Mães Solidário.
Neste 8 de maio, as mães idosas abrigadas receberam três kits: o primeiro com shampoo, condicionador, sabonete líquido e hidratante; o segundo com desodorante, creme dental e escova de dente e o terceiro com hidratante de mão e sabonete.
Além da distribuição de presentes, a OAB-MT ofereceu um almoço festivo a todos os abrigados. O Abrigo Bom Jesus de Cuiabá é a casa de 86 homens e mulheres. “Superamos as expectativas! Conseguimos presentear as vovós e festejar o Dia das Mães com muita alegria e emoção”, celebra a presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Michelle Matsuura Borralho.
A iniciativa foi uma parceria da Comissão de Direito Sistêmico, Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Comissão de Direito das Famílias e Sucessões e Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da OAB-MT.
A vice-presidente da Cojad, Bárbara Botelho, ressalta que a jovem advocacia da OAB-MT está envolvida com projetos que atendam pessoas em vulnerabilidade, tais quais os abrigados. “Embora tenham necessidades materiais, assim como todos nós temos, percebemos o quanto a atenção, a conversa e o acolhimento de suas histórias de vida são importantes para eles”.
Para presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Rafaela Souza Haddad, “foi um momento de reflexão sobre a importância da atuação solidária da OAB-MT nessa campanha por conta da carência que o abrigo enfrenta, não só de bens materiais, que também sempre estão precisando, já que vivem de doações, mas de carinho e afeto levados aos velhinhos”.
A secretária-adjunta da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Flávia Arruda, lembra que o tempo voa para todos nós. “Vemos em cada idoso e idosa o futuro de todos nós”. Ela reforça o papel de solidariedade das instituições. “É importante que a OAB cumpra seu papel junto à sociedade, estando ao lado daqueles idosos, pais e mães de filhos ausentes, demonstrando que família não é apenas a biológica. Laços de afeto nos unem a todos”.
Já a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT), Clarissa Lopes, destacou que “faz parte da nossa profissão ajudar e contribuir com o social, sendo parte do time da CAA, esse compromisso fica ainda mais latente. Gratidão pela oportunidade que as comissões nos dão de poder fazer esse papel”, pontuou a advogada.
A campanha Dia das Mães Solidário foi realizada pelo segundo ano consecutivo e, nesta edição, contou com apoio de toda a advocacia e da O Boticário, que abraçaram a causa.
--
Keka Werneck
imprensaoabmt@gmail.com