A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informa que estão esgotadas as vagas para o treinamento “Pauta Concentrada” nos dias 4, 6 e 7 de abril. Porém o curso gratuito será reeditado, devido à alta procura.
A iniciativa é do Poder Judiciário, em parceria com a OAB-MT, que requereu esta capacitação para advogados e advogadas que atuam nos Juizados Especiais.
Temas
O treinamento será realizado pela plataforma da Escola dos Servidores do Tribunal de justiça de Mato Grosso (TJMT). Em duas horas-aula o instrutor da capacitação, o mediador do Nupemec, Ubiracy Nogueira Félix abordará os temas: Principais características da Mediação de Conflitos; Mediador: seu papel, seu perfil e suas habilidades; Relevantes Contribuições do Advogado para a Mediação; A Ética na/da Mediação; Processo e Técnicas de Mediação; e Mediação: um Novo Mercado para a Advocacia.
Certificado
A Escola dos Servidores emitirá um Atestado de Participação mediante solicitação do participante através do e-mail escola.planejamento@tjmt.jus.br, após a finalização do treinamento.
Cultura da conciliação e mediação
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, apoia o treinamento uma vez que visa o aprimoramento da capacitação profissional.
“A cultura da conciliação e da mediação no âmbito dos Juizados Especiais leva a um resultado das demandas ainda mais célere, que é também uma a busca da advocacia e do Poder Judiciário como um todo, tendo o jurisdicionado como destinatário final”.
O presidente da COJESP-MT, Diogo Pécora, reforça o convite. “É importante que a advocacia participe massivamente, pois a pauta concentrada vem se mostrando, de forma geral, uma ferramenta útil a todos os atores dos processos. O treinamento além do auxílio em busca da maior efetividade nas audiências, que é o objetivo principal, ainda nos apresentará técnicas específicas de mediação que serão úteis em nosso cotidiano na advocacia. Fiquem atentos à segunda edição do curso”.
Parceria
Esta capacitação é uma parceria da OAB-MT, Escola Superior da Advocacia (ESA), COJESP e do Poder Judiciário, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
O presidente do Nupemec, desembargador Mário Kono, detalha que a iniciativa tem o objetivo de preparar o advogado e a advogada para participar de audiências de conciliação de forma mais colaborativa, além de instruir a compreensão da metodologia de acolhimento adotada nos trabalhos do Nupemec”.
--