“A atuação da mulher no Desporto e no Direito Desportivo”. Este é o tema da palestra, que será realizada dia 30 de março, às 18h30 (horário de Mato Grosso), pela Comissão de Direito Desportivo (CDD) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fechando o mês da mulher.
A advogada Luciana Lopes da Costa, que é especialista e mestranda em Direito Desportivo, foi convidada a ministrar a palestra, que será transmitida pelo
YouTube da ESA/MT.
O presidente da CDD, Geandre Bucair, explica que o objetivo da palestra é expor um pouco sobre a maneira como o Brasil e até mesmo o mundo veem a relação dos esportes com a sociedade e a participação das mulheres, que está cada vez mais presente e atuante em todos lugares.
“Atualmente as mulheres estão presentes nos gramados, no apito, no microfone e nos tribunais desportivos”, ressalta Geandre.
Ele ressalta que, neste segmento, por muito tempo a participação das mulheres teve limites. “Pode não parecer verdade, mas por quatro décadas houve um decreto-lei no Brasil que proibia as mulheres de jogar futebol. Ainda hoje, por exemplo, o futebol feminino conta com recursos muito mais escassos em comparação ao masculino. Neste contexto, uma boa reflexão pode nos ajudar a encontrar o caminho da mudança”.
--