Comitiva da OAB-MT debate demandas da advocacia de Comodoro e Pontes e Lacerda

18/06/2021 08:00 | AO ENCONTRO DA ADVOCACIA
Foto da Notícia: Comitiva da OAB-MT debate demandas da advocacia de Comodoro e Pontes e Lacerda

Foto: pontes e lacerda

imgEm nova edição da Caravana “Ao encontro da advocacia” a comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) reuniu com  a advocacia do Oeste do estado para debater os avanços e desafios impostos pela pandemia. Nesta quinta-feira (17), foram realizadas reuniões para levantamento de demandas nos municípios de Comodoro (454 km de Cuiabá) e Pontes e Lacerda (445 km da capital).

Em ambos os encontros, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, destacou a importância de aproximar a gestão da entidade de suas bases, acolhendo as demandas da advocacia do interior do estado. “Esta é a função da Ordem, estar presente e ao lado da advocacia. Essa sempre foi uma premissa desta gestão e fazemos questão de constatar de perto as dificuldades e especificidades de cada região, considerando as diferentes realidades em que os profissionais da advocacia atuam”, afirmou.

O presidente reafirmou a pretensão de, dentro das possibilidades, levar a comitiva da OAB-MT à todas as subseções do estado. “quando a pandemia permitiu, no fim do ano passado, visitamos dez subseções. Infelizmente, a pandemia se agravou e o projeto foi interrompido. Agora, tomando todos os cuidados necessários neste momento de crise sanitária, pretendemos visitar as 19 restantes, integrando a advocacia, prestando contas e coletando demandas que afetam diariamente a prestação jurisdicional”.

Em Comodoro, a comitiva foi recebida pelo presidente da 26ª Subseção, Elbio Gonzalez e sua equipe, formada pela secretária-geral Gabriela Leite Heinszh; a secretária-geral adjunta Giliane Vaz Raizer Thomasi; a tesoureira Eliana da Costa; e o delegado da Caixa de Assistência ao Advogado (CAA), Pedro Garcia Tatim; e o conselheiro Estadual Leonardo Giovani Nichele. Segundo a diretoria da Subseção, o encontro foi um importante momento de troca de experiências e debate de temas caros à advocacia da região. Reconhecendo a importância dos serviços prestados pela advocacia ao município, a Prefeitura de Comodoro, por meio do decreto nº 41/2021, ainda declarou a diretoria da Ordem como hóspedes oficiais da cidade.

imgEm Pontes e Lacerda, o encontro contou com grande adesão da advocacia local e levantou pautas referente, por exemplo, às dificuldades de atendimento da advocacia pelos magistrados e outros desafios ligados à avanços tecnológicos e capacitações necessárias para a melhor atuação dos profissionais. Segundo o presidente da 15ª Subseção, Israel Moreira de Almeida, o encontro é “um momento ímpar para a advocacia de Pontes e Lacerda”.

“Hoje podemos nos reunir e externar para nossos representantes da Seccional nossos problemas e expectativas e buscar apoio para nossas demandas locais. Apesar de sermos sempre bem recebidos e acolhidos em todos os momentos, em todos os diversos espaços democráticos que se constituem na instituição, estarmos juntos hoje possibilita um diálogo mais aberto e maior entendimento de nossa realidade. Somos muito gratos por esta ação”, reforçou Israel.

A vice-presidente da Seccional, Gisela Cardoso, reforçou a importância do encontro e de manter o diálogo permanente com as subseções, estando sempre aberta à críticas e sugestões. Segundo ela, a pluralidade de ideias fortalece a instituição. “Somos uma gestão plural e que se preocupa e se dedica a toda a advocacia, seja jovem ou mais experiente, seja da capital ou do interior. Ouvimos as dificuldades e, sobretudo, buscamos soluções para minimizar todos os prejuízos que nos foram impostos pelas circunstâncias adversas que estamos vivendo. Estamos aqui para reconhecer o trabalho brilhante realizado pela Subseção e trabalhar juntos para avançar na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia”, concluiu Gisela Cardoso.

Também participaram do encontro o presidente e a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), Ítalo Leite e Clarissa Lopes; o secretário-geral adjunto e o tesoureiro da CAA, Fabrício Pavan e Leonardo Vergani; os  conselheiros estaduais da OAB-MT Adriana Tanssini e Alinor Sena Rodrigues; e as diretoras da CAA-MT, Martha Caovilla e Roseni Farinaceo.

Nesta sexta (18) a Caravana “Ao Encontro da Advocacia” segue viagem e visita as Subseções de Mirassol D’Oeste e Cáceres. Em Mirassol, o encontro ocorre no Villas Pub, a partir das 10h. EM Cáceres, a reunião inicia às 17h, no auditório do Tribunal do Júri.

Mel Mendes