O presidente Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Aurélio Augusto Gonçalves da Silva Júnior, participou do II Congresso Mato-grossense de Psicologia e Compromisso Social e do III Encontro de Psicologia na Assistência Social, realizados no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), no sábado (09).
Frutos de uma parceria entre o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP-MT) e do curso de Psicologia do Univag, os eventos tiveram por objetivo debater o exercício profissional do psicólogo na atual conjuntura, tanto no meio acadêmico quanto na prática profissional.
Gonçalves da Silva Júnior compôs a mesa “Todo racismo é uma forma de violência: reflexões sobre o racismo, políticas públicas e Direitos Humanos”, ao lado da conselheira federal de psicologia e conselheira nacional de Promoção da Igualdade Racial, Célia Zenaide, e do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e membro da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra, Manoel Silva. O debate foi mediado pelo psicólogo, Carleandro Roberto.
“Essa discussão sobre racismo, políticas públicas e Direitos Humanos é muito importante, pois é uma pauta necessária na formação acadêmica e na prática profissional em todas as áreas do conhecimento. Parabenizo o Conselho Regional de Psicologia e o Univag por terem esse compromisso com as pautas raciais e de Direitos Humanos, bem como por promoverem esse evento formativo aos acadêmicos de todo estado”, declarou o presidente.
De acordo com o mediador da mesa, o apoio e articulação da comissão da OAB-MT foi fundamental para o debate sobre relações raciais, tema ainda pouco discutido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Acredito que cumprimos o objetivo de conscientizar os trabalhadores do SUAS sobre a importância de se abordar a temática das relações raciais, pensando em intervenções articuladas com outros setores e políticas públicas, e a orientação e explanação de conceitos relacionados à discriminação racial, dentre outros, trazidas pela OAB foi de grande importância para a qualificação da discussão”, ressaltou Carleandro Roberto.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso