Abrindo a Semana de Combate à LGBTFobia, a Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) promoveu, nesta segunda-feira (13), a Ação Arco-Íris.
O evento, que tem como objetivo assegurar o direito à dignidade da pessoa humana e respeitar a identidade de gênero das recuperandas travestis e transexuais da ala arco-íris do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), promoveu momentos de descontração, lazer e reflexão na unidade.
Peças do vestuário feminino foram arrecadas, por meio de parceria com a Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT, e, durante a ação desta segunda-feira, foi promovido um bazar para que as recuperandas travestis e transexuais da ala pudessem escolher roupas e acessórios de acordo com sua identidade de gênero.
A ação também contou com a parceria do Grupo Coletivo Artístico Gay de Cuiabá, que realizou apresentações e arrancou sorrisos dos presentes.
Um dos primeiros espaços do país destinado à população LGBTQI+ privada de liberdade, a ala Arco-Íris foi criada em 2012 no CRC e, atualmente, conta com cerca de 30 recuperandos gays, travestis e transexuais.
Em 17 de maio é celebrado o Dia Internacional de Luta contra a LGBTFobia. A data remete ao dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade uma doença.
Ao longo desta semana a comissão de Diversidade Sexual da OAB-MT realiza uma série de ações para promover o combate à LGBTFobia, com palestras de conscientização, reuniões institucionais para a promoção de políticas públicas e, na sexta-feira (17), uma mesa redonda sobre o tema.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso