Advogada lança obra em Cuiabá voltada ao tema saúde do trabalhador e a Reforma Trabalhista

23/04/2018 13:30 | Direito do Trabalho

imgSaúde do Trabalhador na Reforma Trabalhista é o título da obra da advogada mato-grossense Maria Alaide Bruno Teixeira, que será lançada nesta quinta-feira (26), na Fundação Escola Superior do Ministério Público, em Cuiabá. O livro aborda a proteção e a produtividade na teoria e na prática com base no trabalho de conclusão do Curso de Especialização feito pela autora em Direito em Processo do Trabalho e Direito Previdenciária, além de sua experiência de 18 anos no âmbito das relações sociais do trabalho.

“A inspiração surgiu numa discussão complexa durante uma aula de pós-graduação em que se discutia as relações de trabalho. Até que ponto essas relações influenciam na saúde ou na doença do trabalhador. Daí surgiu a ideia de escrever a obra”, conta a advogada.

O objetivo principal, conforme Maria Alide Teixeira, foi fazer uma análise do sistema de produção jurídica da saúde do trabalhador no ordenamento brasileiro. Há um percurso histórico do direito do trabalhador desde sua origem chegando às questões atuais, dentre elas, a Reforma Trabalhista, em vigência desde novembro passado.

“Questionamos a efetividade dessa proteção, abordamos a monetização dos riscos, a função fiscalizadora do Estado. Enfim, a obra traz elementos para que se possa pensar o Direito do Trabalho numa perspectiva crítica”, acrescenta a advogada.

A obra traz ainda as vantagens do investimento na área de saúde e segurança do trabalhador demonstrando que é possível desenvolver práticas preventivas alinhadas à necessidade de resultado das empresas. “Nesse sentido, eu apresentei uma proposta de diagnóstico para que os profissionais que atuam na área possam identificar o grau de investimento da empresa na área da saúde e segurança do trabalhador, além de elencar práticas que podem ser desenvolvidas na promoção e prevenção da saúde do trabalhador, que é vantagem para todos: trabalhador, empresa e sociedade”.

Para finalizar, a autora destaca que o livro é destinado às pessoas que atuam tanto na área de segurança e saúde do trabalhador, como gestores de equipes das mais diferentes áreas.

O lançamento acontece a partir das 19 horas.

Assessoria de Imprensa OABMT