O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Flávio Ferreira, e o membro da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, Mário Olímpio, reuniram-se com a diretoria da Organização de Suporte das Atividades dos Migrantes no Brasil (Osamb) e o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, na manhã desta quinta-feira (2).
A Osamb foi criada no último dia 12 e contou com apoio da OAB-MT para sua formalização e também no suporte jurídico e defesa dos direitos dos migrantes.
Durante a reunião, foram discutidas ações assistenciais emergenciais para os migrantes em situação de vulnerabilidade. Conforme o presidente da Osamb, Duckson Jacques, apesar da maioria dos migrantes que chegaram aqui possuir formação superior, a qualificação não é reconhecida no Brasil, aumentando a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, muitos se encontram em dificuldades, inclusive para a própria subsistência, principalmente com o crescimento do desemprego no país.
Após a apresentação do pleito, ficou definido que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), em parceria com a Osamb, realizará um cadastramento dos migrantes que vivem na Capital.
Ferreira explica que, após esse cadastramento, será aberta a política de assistência social aos migrantes que possuem esse direito. De acordo com ele, serão prestados atendimentos na área de capacitação, empregabilidade e alimentação, conforme a demanda constatada.
O cadastramento deve ser realizado no dia 11 de junho em 10 bairros da Capital com maior concentração de migrantes.
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso