PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 15ª SUBSEÇÃO DE PONTES E LACERDA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Palestra com juíza do trabalho marca abertura do Março Sempre Mulher na OABMT

07/03/2016 16:45 | Novo CPC
Foto da Notícia: Palestra com juíza do trabalho marca abertura do Março Sempre Mulher na OABMT

Foto: Fotos da Terra

img
    O auditório da OABMT ficou repleto de advogados, acadêmicos, estagiários e outros profissionais na última sexta-feira (4 de março) para a abertura da programação do Março Sempre Mulher cuja palestra foi com a juíza do trabalho Graziele Cabral Lima. A solenidade foi coordenada pelo presidente da Seccional, Leonardo Pio da Silva Campos, que anunciou uma importante conquista.
 
 
    “Hoje temos muito que comemorar porque conseguimos do Pleno do TJMT a publicação da Resolução 01/2016que garante preferência às advogadas gestantes, latentes e acompanhadas de crianças de colo preferência de horário nas audiências de primeiro grau de jurisdição e nas sessões de julgamento do TJMT. Acreditamos que em breve conseguiremos a mesma conquista junto ao TRTMT. Parabenizo a sensibilidade e a causa humanitária dos magistrados que reconheceram o estado especial de uma advogada gestante para ter que esperar, por vezes, horas pelo julgamento de seu processo”. img
 
    Leonardo Campos ressaltou ainda que esse exemplo extrapolará as fronteiras de Mato Grosso. “Informei os outros presidentes de Seccionais e todos pediram cópia da resolução para pleitear os mesmos direitos junto aos seus tribunais. “As mulheres advogadas representam 52% em todo o Brasil. Hoje elas estão ganhando espaços; temos um maior número de advogadas donas de escritório. Os Tribunais Regionais do Trabalho e Eleitoral são presididos por mulheres, no Tribunal de Justiça também há dirigentes mulheres”.
 
    A mesa também foi composta pela secretária-geral adjunta da OABMT, Gisela Cardoso; o diretor tesoureiro Helmut Preza; o presidente da ESAMT, Marco Lorga; a presidente da Comissão de Direito da Mulher, Viviane Dutra Magalhães; o presidente da CAAMT, Ítalo Leite; a diretora da Caixa, Gisele Gaudêncio; a juíza palestrante Graziele Cabral e o juiz do trabalho João Humberto Cesário. 
 
   A programação do Março Sempre Mulher é uma parceria entre a OABMT, CAAMT e ESAMT para oferecer diversas ações em prol das mulheres advogadas. A secretária-geral da Seccional ressaltou que o Conselho Federal da OAB decretou 2016 como o ano da advogada mulher. “Infelizmente esse tipo de ação é necessária. Precisamos tomar nossos espaços. Conclamo as mulheres advogadas a se envolverem com as lutas pela advocacia. Temos inúmeras comissões, venham para dentro da OABMT”, pontuou Gisela Cardoso.
 
    Ítalo Leite abordou as ações já promovidas em prol da mulher advogada em Mato Grosso como a isenção da anuidade no ano no nascimento do seu filho. “Oferemos descontos e práticas de incentivo às mulheres e a Caixa já concedeu mais de 600 benefícios de auxílio maternidade, devolvendo a anuidade às mães advogadas. Já foram mais de 150 mil reais. Essa é uma oportunidade concreta de contribuir com a valorização do papel da mulher e vamos criar um plano estadual de valorização da advogada, criar espaços de reflexão, usina de ideias, devemos ir para as ruas, promovendo uma integração entre a OAB e a sociedade. img
 
img     O presidente da ESAMT elogiou a escolha da palestrante para a abertura do Março Sempre Mulher. “A juíza Graziele Cabral é um exemplo de mulher lutadora, inteligente, foi advogada e muito nos honra com uma palestra tão atual”, sublinhou. Marco Lorga leu o poema “Ser mulher”, de Silvana Duboc para homenager as mulheres presentes. 
 
Palestra
 
    “O novo CPC e os efeitos no Processo do Trabalho” foi o tema da palestra da juíza do trabalho Graziele Cabral Lima, que se disse muito lisonjeada com o convite. A magistrada traçou um breve histórico do Código de Processo Civil no Brasil, lembrando que o CPC de 2015 é o primeiro a ser concebido e aprovado em tempos de democracia. 
img
 
    A palestrante observou que 80% do novo CPC é repetição do Código de 1973 ainda em vigor, porém, os 20% restantes farão uma grande diferença. A dica que ofereceu aos advogados é observar e arguir do magistrado qual a postura que está adotando em relação às alterações de prazos, incidentes e outros; estudar e pesquisar para se insurgir contra o posicionamento e fundamentar bem seus protestos a serem consignados em ata. 
 
Curso aprofundado
 
    A ESAMT oferecerá um curso  presencial sobre o novo Código de Processo Civil com os advogados Welder Queiroz dos Santos, Joaquim Felipe Spadoni e Matheus Lourenço Rodrigues da Cunha, e assessora jurídica no TJMT Luciana Monduzzi de Figueiredo. Mais detalhes na Escola pelos telefones (65) 3613-0956/0957/0930.
 
    Confira a notícia completa: Curso sobre o novo CPC começa nesta terça na OABMT
 
 
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 

WhatsApp