PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 15ª SUBSEÇÃO DE PONTES E LACERDA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Vice-presidente da OAB/MT ministra palestra sobre prática em Direito Civil

17/06/2011 08:00 | Entrega de Carteiras
    Trocar experiência e apresentar fatos que aconteceram no dia a dia da profissão. Esses foram dois dos motivos que levaram o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Maurício Aude, a ministrar palestra nesta quinta-feira (16 de junho) aos novos advogados e estagiários durante o Dia de Formação do Advogado, realizado no auditório da OAB/MT pela Comissão de Jovem Advogado.
    
       Em sua palestra sobre Prática Civil, o vice-presidente da Ordem apresentou situações em que os novos profissionais irão enfrentar durante a profissão, destacando que o Código Civil é a base do Direito. “Digo isso porque, em praticamente todas as causas que o advogado for atuar, sempre fará a ligação com o Direito Civil, sejam trabalhistas, de família, do consumidor, dentre outras”.
 
       Durante a explanação, alertou os participantes para um fato importante: dar atenção aos clientes. “Vivemos hoje num mundo completamente acelerado, o qual permite que os clientes também tenham acesso ao andamento dos processos em que são partes. Por isso, procurem se antecipar e envie um e-mail a eles contendo o número e o código do processo, bem como o local em que ele passará a tramitar. Muitos clientes não esperam por isso e se surpreenderão com tal atitude”, aconselhou. Porém, Maurício Aude informou que não é somente isso que fidelizará o cliente, ou seja, é preciso, principalmente, ter conhecimento para resolver o processo.
 
       Outra dica oferecida pelo advogado foi em relação ao cadastramento de e-mail dos novos profissionais junto ao Tribunal de Justiça quando forem peticionar eletronicamente. “Todo andamento do processo é lançado no sistema antes de ser publicado, ou seja, o advogado fica sabendo da decisão do juiz praticamente na mesma hora, o que abre oportunidade de ganhar mais tempo para, se for o caso, apresentar recurso”.
 
       Maurício Aude aconselhou os novos advogados a não se envolverem emocionalmente com o problema apresentado pelos clientes, mas sim juridicamente, que permite melhor raciocínio e encontrar a melhor solução para o processo. Além disso, salientou ser de extrema importância que os novos advogados façam contratos com os clientes e que não tenham receio de pedir ajuda aos profissionais mais experientes. 
 
       “O respeito com o colega de trabalho, com juízes, gestores, e oficiais de justiça também é primordial. Você deve respeitar para ser respeitado e, se assim não for, a OAB/MT dispõe do Tribunal de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, responsável por receber denúncias voltadas ao assunto”, finalizou.
 
       Maurício Aude parabenizou os novos profissionais e estagiários por mais uma conquista e ressaltou que a OAB/MT foi construída pelos advogados, indispensáveis à administração da Justiça, além de destacar que a instituição sempre lutou a favor da liberdade de expressão, a favor da democracia, dentre outros pontos. O vice-presidente convidou os participantes a integrarem pelo menos uma das 40 comissões existentes na Seccional, das quais é coordenador.
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt

WhatsApp