Nesta quarta-feira (26 de novembro), membros da Comissão de Direito do Trabalho (CDT) da OAB/MT estiveram reunidos na Praça Alencastro, em Cuiabá, e prestaram orientações jurídicas às pessoas que passavam pelo local. Essa foi a segunda vez neste ano que os advogados e advogadas auxiliaram empregadores e empregados sobre direitos e deveres trabalhistas, sendo que a primeira delas ocorreu em maio, em celebração ao Dia Internacional do Trabalho.
O presidente da comissão, Marcos Avallone, informou que a iniciativa foi mostrar aos patrões e funcionários a importância de se cumprir a legislação trabalhista. “Para citar um exemplo, atendi um senhor que se apresentou como presidente da associação de moradores de um bairro de Cuiabá, o qual contratou uma garota, sem carteira assinada, para ser sua secretária. Disse que paga R$ 500 por mês e que, quando ela falta, não desconta de seu salário. Ora, eu disse a ele que está descumprindo totalmente a lei, sugeri o que deve ser feito nesse caso e ele me informou que eu já era o quinto advogado que o avisou que ele estava errado. Tem muitos empregadores e empregados que ainda desconhecem seus direitos e deveres”, observou.
|
|
|
Além das orientações jurídicas, levaram para casa cartilhas e folders contendo orientações trabalhistas e ainda conseguiram obter informações acerca de outras demandas envolvendo questões previdenciárias, consumeristas e até cíveis.
Estiveram na praça os advogados Marcos Avallone, Andreia Cristina Noite Izabel, Felipe Cardoso de Souza Higa, Nelio knihs, Marcelo Ambrosio Cintra, e Thatiana Rabelo Mesquita Theodoro. No final da manhã, com a troca de turno, também fizem atendimento os advogados Elisângela Del Nery, Débora Nahime, Luiz Giroldo e Roxania Avallone.
|
Fotos: José Medeiros - Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt