PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 15ª SUBSEÇÃO DE PONTES E LACERDA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

"Tem políticos que se elegem com base na violência", avalia defensor

18/10/2016 15:11 | Populismo Irracional
Foto da Notícia: 'Tem políticos que se elegem com base na violência', avalia defensor

img    Pensamentos que se tornam afirmações maciças sem que seja possível conhecer sua origem ou base teórica, o “Populismo Irracional” acabou se tornando um dos temas centrais da palestra do defensor público do Estado do Ceará, Emerson Castelo Branco, durante o ‘I Seminário Jurídico – O Direito, a Política, Família, Ética e Sociedade’ na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

    Convidado para realizar uma palestra sobre a redução da maioridade penal no evento promovido pelos estudantes do 6º semestre do Curso de Direito da Unic Pantanal em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), Emerson Castelo Branco chamou a atenção dos participantes ao defender o aprofundamento do estudo das causas da violência.

    “Quando se fala do populismo irracional, estamos falando do que? Estamos falando de um grupo de pessoas que se alimentam dessas questões de violência”, explicou o defensor.

    De acordo com ele, hoje, a violência se tornou uma verdadeira indústria.

    “Você tem políticos que se elegem com base na violência. Você tem, inclusive, pessoas que querem ser presidente da República dentro desta ótica, desta tônica exclusiva de rigor, de estado policial, de combate à violência”, ressaltou.

    Para Emerson Castelo Branco, a propagação de informações sem o devido estudo, reprodução de conceitos sem embasamento, é o que a alimenta essa indústria. Ele toma como exemplo uma frase popularmente difundida: “Bandido bom, é bandido morto”. Conforme o defensor, mesmo sem qualquer estudo sobre isso, a reprodução desse pensamento se registra em pesquisas que demonstram o percentual de pessoas favoráveis à pena de morte.

    “Então veja, hoje, esse populismo irracional, ele é uma indústria do ponto de vista econômico para parte da imprensa e é uma indústria para parte dos políticos que se elegem com base em jargões – não em pensamentos críticos – que são utilizados para manipular a dor das pessoas”, avaliou.

    Ao destacar a importância da discussão de temas fundamentais, como classificou a redução da maioridade penal, buscando os motivos determinantes que levam ao cometimento do crime, ele lembra que o populismo irracional trabalha com a dor e o sofrimento das pessoas, se alimentando de seus medos.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp